Pesquisas demonstram repetidamente a eficácia da terapia de casal e/ou família no tratamento de toda a gama de transtornos mentais e emocionais e problemas de saúde. O abuso de drogas por adolescentes, depressão, alcoolismo, obesidade e demência em idosos – assim como sofrimento e conflitos conjugais – são apenas algumas das condições que os terapeutas de casal e família tratam efetivamente.
Estudos também mostram que os clientes estão altamente satisfeitos com os serviços dos especialistas (terapeutas) em terapia de casal e família. Eles relatam melhora acentuada na produtividade do trabalho, relacionamento com colegas de trabalho, relacionamento familiar, relacionamento com parceiros, saúde emocional, saúde em geral e vida social.
Em um estudo recente, os clientes relataram que os terapeutas de casal e família são os profissionais de saúde mental que provavelmente recomendariam aos amigos. Mais de 98% dos clientes desses terapeutas relatam que os serviços de terapia nessa área (casal/família) são bons ou excelentes.
Após a terapia, quase 90% dos clientes relataram uma melhora em sua saúde emocional e quase dois terços relataram uma melhora em sua saúde física geral. A maioria dos clientes relataram uma melhora no seu desenvolvimento no trabalho e mais de três quartos dos que passaram pela terapia conjugal / casal ou terapia de família relataram uma melhora no relacionamento do casal. Quando uma criança é o “paciente identificado”, os pais relataram que o comportamento de seu filho melhorou em 73,7% dos casos, a capacidade de conviver com outras crianças melhorou significativamente e houve um melhor desempenho na escola. A importância da terapia de casal e família no campo da saúde mental aumentou devido ao seu tratamento breve e focado na solução, à abordagem centrada na família e à eficácia demonstrada.